Moto e Cia
 
Curta Facebook do Moto e Cia Orkut Moto e Cia Curta Twitter do Moto e Cia Orkut Moto e Cia Orkut Moto e Cia Feeds RSS Moto e Cia
home > reportagem de moto >
 
Motocross e Offroad - Reportagem Especial
 
Texto: Márcia Ferreira
14/12/2011
Fotos: Acervo pessoal  
Paixão movida a motor
Antonio Carlos Aguiar, a lenda dos esportes sob rodas


Antonio Carlos Aguiar, o "Vitamina", foi um dos pioneiros na arte de correr com carros e motos.

Em uma época em que não havia competições profissionais, deixou sua marca registrada pelo esporte a motor, e com muito amor e dedicação se tornou um dos percursores em corridas.

Seu grande diferencial foi justamente ter um talento que permitia que corresse tanto na categoria automotiva quanto na motociclística.

Fazia das duas categorias um hobby e por isso não levou adiante a carreira de piloto. Sempre correu pelo prazer de correr, nunca se vinculou a nenhuma "scuderia", mesmo sendo um piloto rápido e técnico.

Começou a competir cedo, em 1954 com 16 anos. Com automóveis foi em 1957, com 18 anos em Piracicaba (SP) com um carro Chevrolet/Corvette de Luiz Valente, na categoria "Mecânica Nacional -Força Livre".

Vida

Carlinhos nasceu em 19 de setembro de 1938, em São Paulo, no bairro da Pompéia, filho de Arlindo Aguiar, que já corria na categoria Carros Adaptados de Corrida, que depois passou a se chamar Mecânica Nacional e eventualmente também de carreteras.

Arlindo sempre foi ligado aos automóveis, tinha no bairro da Pompéia em São Paulo, uma oficina mecânica em sociedade com "Pipoca", que depois se tornaria mecânico nas pistas.

Competições

Diz que foi seu por muitos anos o recorde de volta para carreteras em Interlagos, recorde esse estabelecido num treino de "Mil Milhas Brasileiras".

Participou de corridas de moto, em todas as categorias, e em automóveis, nas categorias "Esporte", "Carretera", "Turismo Força Livre" além das fórmulas "Mecânica Nacional e Continental".

Em 1956, Antônio Carlos, recebeu o título de melhor esportista do ano, e foi muito comemorado pelo atleta. Na época um piloto era mais festejado por estar em evidência com participações em diversas provas do que por receber propriamente títulos.

As publicações da época destacavam qualidades do corredor como: evidência, coragem e eficiência.

Características que marcaram sua história no mundo das rodas, sejam elas de carros ou de motos.

Na categoria de carros, a premiação que ficou marcada em sua memória foi a da prova dos 1.000 km de Brasília, que ocorreu na época da inauguração de Brasília, uma competição de rua. O troféu tinha mais de 1,5 mt de altura. Apesar de vencer não recebeu o prêmio.

Em competição de moto, destaca o título de Campeão Brasileiro de 500 cc, diz que ficou guardado em seu coração. Lembrança essa que não escapa à memória, já que competiu de pé quebrado e na ocasião mandou fazer uma bota especialmente para a corrida. A faixa da premiação foi entregue há pouco ao piloto.

Aguiar, acompanha as competições de Fórmula 1 e Fórmula Indy, pela TV. E afirma que grande diferencial das corridas de hoje e das de sua época é a qualidade das máquinas e destaca também os bem cuidados autódromos.

Perguntado se mudaria algo em sua trajetória, o ex piloto afirma que compraria motos e carros bons para competição, que em sua época não tinha dinheiro para investimento.

Antonio, relembra corredores que fizeram sucesso como, Caio Marcondes Ferreira, o Luiz Pompeu Camargo (o Veludo), "Eles ousavam, compravam máquinas caras, contraíam dívidas, que nem sempre pagavam e depois encaravam as consequências, às vezes protesto mas nem ligavam", diz saudoso.

O ex atleta, dia que os fãs da velocidade não entendem que tudo depende da qualidade do carro. Julgam o piloto, sem saber dos problemas da máquina. O piloto precisa ser bom e ter bom motor para vencer.


Participações em provas

07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Arlindo Aguiar - Planalto Especial/Ford nº 45 3.500 - Mec. Nac. 7º Lugar

07/09/1958 - II 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Planalto Especial/Jaguar nº 88 3.442cc - 24º na geral e 20º na MN

09/09/1960 - III 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Luiz Valente - Alfa Romeo Corvette nº 22 4.500cc - Mec. Nac. ND

15/01/1961 - III Torneio Sulamericano - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 48 4.500cc - 17º na geral ND na MN

14/05/1961 - III Circuito de Piracicaba - Mec. Nac. - Piracicaba/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - 2º Lugar

03/06/1961 - III 24 Horas de Interlagos/SP - Com Roberto Gallucci - FNM/JK 2000 nº 22 1.975cc - 15º na geral e 11º na T+1.3

07/09/1961 - IV 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Arlindo Aguiar - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - 24º na geral e 11º na MN

25/11/1961 - VI Mil Milhas Brasileiras Interlagos/SP - Com Antonio Carlos Avallone - Chevrolet/Corvette nº 58 4.500cc - 8º Lugar

25/01/1962 - I 12 Horas de Interlagos/SP - Com Antonio Carlos Avallone - FNM/JK 2000 nº 58 1.975cc - ND

25/02/1962 - Prêmio Victor Losacco Interlagos/SP - FNM/JK 2000 nº 58 1.975cc - ND

29/04/1962 - I Mil Quilômetros de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo - Com Antonio Carlos Avallone - FNM/JK 2000 nº 58 1.975cc - TC 1º Lugar

20/05/1962 - I Festival Automobilístico do ACESP - Mec. Nac. - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - ND

07/09/1962 - V 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - 3º Lugar

10/03/1963 - II 12 Horas de Interlagos/SP - Com Camillo Christofaro/Décio D Agostino - FNM/JK 2000 nº 18 1.975cc - T+1.3 1º Lugar

24/11/1963 - I 1600 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Camillo Christofaro - Chevrolet/Corvette nº 18 4.800 - 6º na geral e 5º na TFL

08/03/1964 - I Prêmio Rogê Ferreira Interlagos/SP - Maserati 300S nº 7 2.989cc - 3º na geral e 2º na Sport

26/04/1964 - I Prêmio Constantino Cury - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.800 - Mec. Nac. 3º Lugar

05/07/1964 - GP Vitória da Democracia - Mec. Nac. Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.800cc - 5º na geral 3º na MN

15/08/1964 - I Mil Quilômetros de Interlagos/SP - Com Camillo Christofaro - Porsche 356C nº 18 1.582cc - 14º na geral e 3º na GT

27/09/1964 - I 250 Milhas de Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - 12º na geral e 7º na MN

11/10/1964 - I Prêmio John Kennedy Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.436 - 9º na geral e 4º na MN

20/06/1965 - II 6 Horas de Interlagos/SP - Com Antonio Carlos de Aguiar - Simca Rallye nº 33 2.550cc - 16º na geral e 5º na T+1.3

25/07/1965 - I Prêmio Aniversário APVC - Mec. Nac. Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - Mec. Nac. 2º Lugar

10/10/1965 - I Festival Interclubes - Mec. Nac. Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - Mec. Nac. 3º Lugar

27/11/1965 - VII Mil Milhas Brasileiras Interlagos/SP - Com Camillo Christofaro - Chevrolet/Corvette nº 18 4.500cc - 33º na geral e 18º na TFL

19/12/1965 - 250 Milhas de Interlagos/SP - Com Camillo Christofaro - Chevrolet/Corvette nº 18 4.500cc - TFL 1º Lugar

27/02/1966 - Campeonato Paulista - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Ferrari/Corvette nº 7 4.500cc - Mec. Nac. 2º Lugar

19/03/1967 - IV 12 Horas de Interlagos/SP - Com Ayres Bueno Vidal - Ford V-8 nº 1 4.200cc - 23º na geral e 8º na TFL

15/08/1971 - 250 Milhas de Interlagos/SP - Santilli/Ford nº 45 - 4.500cc - 7º na geral e 1º na Div.5

07/09/1971 - XII 500 Km de Interlagos/SP - Santilli/Chevrolet nº 45 - 3.769cc - Div.5 AB

11/12/1971 - Copa Brasil - 1ª Etapa - Interlagos/SP - Santilli/Ford nº 45 - 4.500cc - 14º na geral e 3º na Div.5

30/01/1972 - Festival de Recordes Base Aérea de Cumbica/SP - Santilli/Ford nº 45 - 4.500cc - 4º na geral e 1º na Div.5

Em motociclismo:

Campeão Paulista - 1956 - Categoria 150 cc.
Quarto Colocado - 1956 - Categoria 250 cc.
Vice-Campeão - 1956 - Categoria 500 cc.
Titulo "Melhor Esportista" - 1956 - Federação Paulista de Motociclismo.
Campeão Brasileiro - 1957 - Categoria 500 cc.

Fonte de pesquisa: Acervo pessoal / Bandeira Quadriculada


Mais Noticias
imprimir
envie
 
 
 Comentários
Não possuimos comentários para está matéria no momento.
Clique em comentar notícia e seja você o primeiro a comentar !

Rede Social
Curta Facebook do Moto e Cia   Curta Twitter do Moto e Cia   Feeds RSS Moto e Cia   Orkut Moto e Cia   Curta o Flick Moto e Cia YouTube Moto e Cia
 
Canais
Reportagem Motociclismo   Reportagem Tunning   Reportagem Motocross   Motos Antigas   Lançamentos de Motos
Motociclismo   Tunning   Motocross   Motos Antigas   Lançamento de Motos
 
SERVIÇOS
barra moto e cia
barra moto e cia leilão ao contrário moto e cia Você diz qual a moto que está interessado, e recebe as ofertas no seu e-mail. Simples Assim!   barra moto e cia Cadastre o seu Motoclube Reuna-se com Motoclubes de diversos lugares! Motoclube não fique fora dessa cadastre-se agora mesmo!   barra moto e cia Fórum Moto e Cia

Fórum Moto e Cia

Dê sua opinião sobre o mundo das duas rodas.

 

barra moto e cia
barra moto e cia
MotoeCia - Anunciar, Vender e Comprar sua Moto | O mercado virtual de Motos
 
 
Compre sua moto
 
busca avançada de motos
buscar moto
buscar moto nova
buscar moto usada
cuidado nas compras
lojas de motos
ofertas de motos
 
 
 
Venda sua moto
 
acesso a sua conta
anunciar estoque de moto
anunciar sua loja de moto
anunciar sua moto
anunciar sua moto gratuitamente
cadastre-se
meus anúncios
 
 
 
Serviços
 
encontros de motos
fórum moto e cia
leilão ao contrário de motos
montadoras de motos
motoclube
multas
oficina de motos
papel de parede de motos
peças para motos
tabela fipe
vídeos de motos
institucional
 
equipe comercial
fale conosco
newsletter
publicidade
quem somos
suporte técnico
wap
 
 
 
Moto e Cia | 2001 - 2017 © Todos os direitos reservados.