Mais de 228 mil pessoas estiveram na nona edição do Salão Duas Rodas, que se consolida como o maior evento do setor em toda a América Latina e um dos maiores do mundo. O número representa um crescimento de 10% sobre o volume de público registrado em 2005, quando o salão recebeu 208.160 mil visitantes. O recorde da história do evento aconteceu no último sábado, dia 20, quando 72.825 pessoas estiveram no Centro de Exposições Imigrantes. Foi o maior índice registrado em um único dia desde o início do salão.
Este ano, 375 expositores, representando 742 marcas de 23 países ocuparam uma área total de 76 mil metros quadrados. Durante os seis dias de exposição (de 16 a 21 de outubro), mais de 34 mil profissionais do segmento, atento às principais novidades e com foco em oportunidades de negócios, passaram pelo pavilhão.
Cálculos da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –, apoiadora do Salão, revelam que de janeiro a setembro deste ano foram comercializadas 1.196.650 motos, acréscimo de 27,3% se comparado ao mesmo período de 2006. A previsão da entidade é de que a produção de motos chegue a 1.650.000 até o fim de 2007, ante as 1.413.612 produzidas no ano passado.
Salão Duas Rodas 2009
A décima edição do Salão Duas Rodas acontecerá entre os dias 20 a 25 de outubro de 2009. Antes mesmo do término da edição deste ano, a organização já havia recebido mais de 90 solicitações para reservas por parte de expositores.
A grande novidade para 2008
O crescimento do mercado brasileiro e o sucesso alcançado com o Salão Duas Rodas ao longo das nove edições levaram a MG do Brasil a criar o Salão Internacional da Motocicleta. O evento, cuja primeira edição acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro de 2008, também no Centro de Exposições Imigrantes, vai ao encontro das necessidades de fabricantes e consumidores, pois vai preencher o espaço existente entre o período em que não há o Duas Rodas. Para o salão internacional, cerca de 30% do espaço de toda a área já está reservada por expositores.
Entre as novidades a serem apresentadas no Salão Internacional do Motocicleta está a criação do Business Point, espaço exclusivo para a realização de rodadas de negócios entre as companhias participantes, que vai auxiliar no incremento da geração de negócios durante o evento. O evento oferecerá ainda a montadoras, importadoras, fabricantes, distribuidores e demais representantes do setor a possibilidade de apresentar seus produtos e serviços a um público disposto a consumir.
Como é tradição no Salão Duas Rodas, os shows, apresentações e test-drives também serão atrativos à parte no Salão Internacional da Motocicleta. Destaque para a final do Super Arena Motos, competição que reúne os melhores pilotos do país e mescla em um mesmo percurso asfalto e terra.
Com relação às novidades e lançamentos as principais montadoras expuseram alguns modelos.
Harley Davidson
Na Harley Davidson a palavra do momento é a acessibilidade, pois no evento a marca lança a Dyna que é a linha de entrada da montadora. Somado as motos mais acessíveis surgem os financiamentos de 60 meses com prestações que partem de R$ 600,00. A linha chega do dois modelos: A Dyna Custom e a Dyna Super Glide. Os modelos são equipados com motor de 1.584cc, com injeção eletrônica e caixa de seis velocidades. O valor varia entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. O lançamento da moto deve acontecer em fevereiro, mas inicialmente com uma fila de espera de 30 a 40 dias. O Grupo Izzo, representante da marca no Brasil, espera fabricar 80 motos Dyna por mês.
A Heritage Custom é outro destaque da montadora norte-americana. Graças a grande aceitação no país, o modelo deve ter produção nacional a partir deste ano. Além disso, a moto ganhou mais cilindradas, passando a ter 1.600 e relação de transmissão mais longa, com caixa de câmbio de seis marchas.
A Rocker tem as linhas de uma chopper, rebaixada e apresenta conforto na dirigibilidade graças às suspensões. O pára-lama traseiro é afixado na balança e os amortecedores ficam escondidos pela caixa de velocidades. O modelo chega ao país em três versões e um valor que varia entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
Outros modelos em destaque são Nightster e Night Rod Special. A primeira mostra toda a tecnologia desenvolvida com um estilo retrô e a segunda, com o design todo preto, para lembrar a noite, o modelo deve vir em poucas unidades ao país e deve ser comercializada a R$ 90 mil.
Buell
Os destaques da Buell ficam com a linha 2008 da Ulysses e a 1.125R.
O modelo 1.125R passa a ter o novo motor V-Twin de 1.125cc que movem a moto. Este é o primeiro motor refrigerado a água adotado pela Buell. O modelo apresenta ótima performance aliando desempenho, com dirigibilidade e aerodinâmica. A 1.125 R deve chegar na cor Midnight Black com o quadro na cor Diamond Blue, e custará entre R$ 50 e R$ 60 mil.
Os modelos Ulysses 2008 receberam mais força de tração com as mudanças na suspensão dianteira e guidão. O modelo tem o perfil aventureiro e por isso recebeu mais agilidade para a pratica off-road e a diminuição de peso nas molas aumentaram o contato dos pneus com chão, aumentando a estabilidade. A Ulysses 2008 é equipada com o motor Thunderstorm V-Twin de 1.203cc capazes de gerar 94 cv a 6.800 rpm. O modelo terá as cores Thrust Blue, Barricade Orange e Midnight Black com o preço entre R$ 50 e R$ 60 mil.
Triumph
A Triumph apresenta o modelo Street Triple no Salão Duas Rodas. A moto com estilo naked agressivo foi inspirada na Daytona 675 e na Speed Triple.
A moto tem um motor de três cilindros refrigerado a água, de 675 cc, que desenvolve 108 cavalos a 11.700 rpm. A caixa de câmbio é de seis velocidades. O modelo está disponível nas cores Preto Jet, Branco Fusion e Verde Roulette, e deve custar entre R$ 35 mil e R$ 45 mil.
Honda
A Honda não guardou muitas novidades para o evento. Os destaques são a Goldwing com airbag, a R125, primeira moto da Honda a correr no Brasil, frente a RC211V, moto campeã do motogp 2006. Outro modelo em destaque no estande da montadora é a XL 1000V Varadero, relançada há poucas semanas no Brasil. O motor dessa moto é um 996 cm3 V-Twin com potência de 93,8 cv a 7.500 rpm. O modelo está disponível nas cores prata e vermelho metálico.
Yamaha
Para 2008 a Yamaha promete sete lançamentos. No Salão Duas Rodas, a montadora aproveitou para mostrar algumas motos conceitos e apresentar as novas motocicletas.
Dentre os conceitos se detacam o FC-me. A principal caracteristica desse veículo é que ele é ecologicamente correto. A moto não emite gases poluentes na atmosfera e é movida a hifrogênio, emitindo apenas vapor d’água no meio ambiente.
Mas os conceitos que chamam a atenção pertencem a linha X. Eles somam qualidades das motos on e off road, possuem um design arrojado e acessórios que chamam a atenção. Apesar de serem conceitos, um modelo da Yamaha deve ser lançado com inspiração no conceito X, será a XTZ 125X. O motor 125 cc entrega 12,5 cavalos de potência a 7.500 rpm e um torque de 1,19 kgf.m a 6.500rpm. A moto estará disponível em todas as concessionárias apenas na cor preta com detalhes em vermelho.
A MT-03 deve chegar ao mercado nacional em fevereiro de 2008, mas já começa a chamar a atenção. Com motor monocilindrico derivadi da XT660R, tem potência máxima de 48 cv a 6.500 rpm. O destaque fica para o amortecedor posicionado na horizontal entre a balança de alumínio e o chassi. Estará disponível apenas na cor preta, ainda sem preço sugerido.
A Yamaha ainda lança os modelos TT-R 230 e TT-R 125 E e LE. A TT-P 125 tem perfil off road de lazer ou competição e aliam alta performance, com leveza e robustez. O motor é de 124cc, monocilindrico e de quatro tempos, o câmbio é de cinco velocidades, o que possibilita trocas de marchas precisas. A versão E é menor, pesa 83Kg e possuem rodas de 17 polegadas na dianteira e 14 na traseira. Na LE as rodas são de 19 polegadas na dianteira e de 16 na traseira. O assento fica a 805 mm de altura. A partida é elétrica e a pedal em ambas.
A montadora ainda preparou uma edição limitada da Fazer 250. Com apenas 5.000 unidades a moto está disponível na cor preta, com detalhes em vermelho e o logotipo “Limited Edition” em vermelho na rabeta identificando a edição especial. O motor é monocilindrico de quatro tempos e 249 cc. Desenvolve 21 cv de potência a 7.500 rpm e 2,10 kgf.m a 6.500 rpm. A moto tem valor sugerido de R$ 10.773,00.
Sundown
Nas entradas e no centro do estande da Sundown, a montadora expõe o modelo conceito que já circula pelo mundo virtual do Second Life: a moto com ar condicionado. O modelo surgiu para solucionar problemas de clima e mobilidade e custaria entre R$ 10 mil e R$ 22 mil, para ficar com a fatia do mercado entre uma moto e um carro popular, mas por enquanto, a moto não passa de conceito. Outra novidade da Sundown é que a montadora está investindo no nicho do off road, utilizando tecnologia que mistura materiais diferentes para chegar numa relação de peso e potência satisfatória. Os modelos SX 140, 250 e SMX 250 chegam para ser linha de entrada off road. Na SX 140 o motor é monocilindrico de quatro tempos, arrefecido a óleo de 140cc. Desenvolve uma potência máxima de 17,3 cv a 8.000 rpm e torque de 1.62 kgf.m a 6.500 rpm. A transmissão é de quatro velocidades. Na SX 250 e SMX o motor é 249 cc, desenvolve 22,3 cv a 8.000 rpm e torque se 2.12 kgf.m a 6.500 rpm. A transmissão é de cinco velocidades.
Kasinski
A Kasinski traz ao mercado três modelos: a Way 125, Seta 150 e Comet GT-R.
A Way 125 tem uma identidade para o uso diário nas cidades. Durabilidade, resistência e linhas retas são suas características mais fortes. O motor é OHV de 125 cc, monocilindrico de quatro tempos, arrefecido a ar. A potência chega a 11,15 cv a 8.500 rpm. O câmbio é de cinco velocidades.
Na Seta 150 o que se destaca é a lista de itens de série, que incluem freio a disco, rodas de liga leve, indicador de marcha, marcador de combustível, painel, grafismo e pintura exclusiva em uma moto 150 cc. O motor é OHV e desenvolve potência de 13,6 cv a 9.500 rpm e torque de 1,00 kgf.m a 7.500 rpm. O modelo está disponível nas cores preta e prata e tem preço sugerido em R$ 5.490,00.
A Comet GT-R tem um motor DOHC de quatro tempos e bicilíndrico em V. A potência é de 32,5 cv a 10.000 rpm e torque de 2,27 kgf.m a 7.500 rpm. A Comet GT-R está disponível nas cores vermelha, amarela e preta com preço sugerido de R$ 16.990,00.
Suzuki
Combinando performance e estilo, a Bandit 650 agora está equipada com um motor totalmente novo, refrigerado a água e com injeção eletrônica, que oferece uma entrega de potência contínua e responde ao mais leve toque no acelerador. O chassi duplo está mais rígido e as suspensões foram ajustadas para responder à nova entrega de potência. Para oferecer uma posição de pilotagem confortável, a altura do assento e do guidão são reguláveis e os manetes de freio e embreagem são ajustáveis. A Bandit 650 poderá ser encontrada nas Concessionárias Autorizadas Suzuki em sua versão totalmente naked (Bandit 650) ou carenada (Bandit 650S) a partir de março de 2008.
A nova Bandit 1250 também teve seu motor totalmente redesenhado – este agora conta com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Unindo potência, estilo e alta tecnologia, a Bandit 1250 é fruto do esforço da equipe de engenheiros da Suzuki que têm trabalhado com o objetivo de criar uma motocicleta com total harmonia entre todos seus componentes. A Bandit 1250 poderá ser encontrada nas Concessionárias Autorizadas Suzuki em sua versão totalmente naked (Bandit 1250) ou carenada (Bandit 1250S) a partir de março de 2008.
A GSX-R1000 foi projetada para ser a motocicleta mais rápida e potente de sua categoria. A eficiência na combustão é o segredo para obter uma maior potência, melhorar a resposta de aceleração e reduzir as emissões de gases poluentes à atmosfera. O sistema de gerenciamento do motor permite que o piloto selecione três níveis de potência, utilizando um botão presente no punho direito, para adaptar-se às diferentes condições de pilotagem. A GSX-R1000 apresenta nova suspensão traseira, que aumenta a tração e responde melhor às deficiências do asfalto, e um amortecedor de direção com controle eletrônico, que se ajusta de acordo com a velocidade. A GSX-R1000 poderá ser encontrada nas Concessionárias Autorizadas Suzuki a partir de fevereiro de 2008.
O Suzuki LT-R450 é um quadriciclo pronto para competir, projetado, desenvolvido e testado pela equipe de engenheiros da Suzuki em colaboração com pilotos profissionais. Equipado com o novo motor de 450cc de 4 tempos com injeção eletrônica de combustível derivado da RM-Z450, este quadriciclo foi projetado para entregar uma curva de potência ampla e suave. Possui contra balanços redutores de vibração, transmissão de cinco velocidades e partida elétrica. O chassi tem eixos equipados com pneus largos, suspensão de longo curso e braço oscilante em aço de grande resistência à tensão. A direção e os eixos são robustos, combinando com o conjunto de aspecto excitante e agressivo. O LT-R450 poderá ser encontrado nas Concessionárias Autorizadas Suzuki a partir de fevereiro de 2008.
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